• Equipe Egea

Como a homologação de fornecedores pode ajudar a sua empresa?

É importante entender qual o risco que o fornecedor pode trazer para a operação da contratante e direcionar uma homologação preventiva para se resguardar. Por isso, avaliamos aspetos mercadológicos, trabalhistas, legais e financeiros das empresas fornecedoras, classificando com base em sua análise de riscos e evidenciando os resultados no score dos respectivos fornecedores. Com esta homologação você não precisará decidir por um fornecedor apenas por questões de custos, mas também por riscos envolvidos naquela contratação.

Riscos da contratação de Fornecedores Para as empresas que atualmente não realizam a análise de homologação antes da contratação de fornecedores, é preciso destacar os seguintes riscos a que se sujeitam:


Existência de fornecedores com dificuldades financeira. Fornecedores sem capacidade de entregar os serviços contratados por falta de recurso. Interrupção na prestação por falta de licenciamento e regularidade do fornecedor. Fornecedores com muitas demandas trabalhistas que podem ser cobradas do tomador.

Fornecedor possui casos de trabalho infantil, escravidão, acidentes e etc. Fornecedor sem capacidade técnica e experiência para executar os serviços. Impacto na imagem da empresa associado às ilicitudes praticadas pelo fornecedor. Perda de contratos devido à ausência de adequação dos seus fornecedores às exigências legais e contratais.


Background Check Para casos em que o fornecedor a ser contratado, possa trazer problemas com mídias negativas, quadro societário envolvido em denúncias de corrução, histórico de autuações de órgãos fiscalizadores entre outros problemas, um bom background check é a melhor opção. Homologação com foco em Meio Ambiente

Quando o fornecedor entrega um serviço altamente regulado, ou que pode causar danos ambientais, todo cuidado é pouco. Consultar seu histórico, validade de suas certidões ambientais e de entidades regulatórias é a melhor solução para prevenir uma parceria acertada com um prestador de serviço reconhecidamente problemático. Salientando que se ele não acumulou problemas até a primeira avaliação nada o impede de cometê-las no presente, com o contrato vigente, então, homologar os aspectos ambientais com recorrência é sempre a melhor saída.

Limpeza de base

Vale a pena homologar todos os fornecedores de sua base? Dependendo do tamanho dela, certamente não valerá a pena ter os mesmos esforços para todos os fornecedores. Para que possas ter resultados mais ágeis, é recomendado que se inicie com uma homologação bem simples e com pesquisas automáticas (menor custo e maior agilidade) para que sejam filtrados fornecedores que não atendam ao básico. Em um segundo momento, aqueles fornecedores que passaram pelo primeiro filtro, poderão ter nova validação, agora mais aprofundada.


Quer saber mais? entre em contato!


1 visualização0 comentário